segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A Sra Esperança e o Sr Amanhã

Amanhã começo um processo novo em minha vida, Dei-me de presente o que há muito me devia: o acompanhamento de uma profissional para resgatar minha esperança em meu amanhã. Sempre acreditei no amanhã, porém esta ajuda irá fortalecer a minha crença e ordenar minhas prioridades. Tantos autores já falaram em "amanhã" e em "esperança" que estes dois personagens milenares acabaram se casando. Prosa, poesia, música, de todas as maneiras o casamento da Sra Esperança com o Sr Amanhã foi mencionado e tornou-se inevitável. É no amanhã que, apesar de hoje, teremos a estrada da esperança para se trilhar, como disse Guilherme Arantes em um lindo momento. Com este casamento, aconteceu um outro: o casamento da Sra Saudade com o Sr Passado. Dentre os dois casamentos, não há o mais importante e nem o mais bonito. Há a nossa opção de ponto de vista. Se a saudade for "um pouco como fome que só passa se você absorver o passado e, mesmo assim, o passado todo" como disse Clarice Lispector, talvez ela doa de uma maneira um tanto quanto incômoda. Ou de um jeito triste, como nos versos de Álvaro de Campos em que ele diz que "no tempo em que festejavam o dia dos meus anos, eu era feliz e ninguém estava morto; quando vim a ter esperanças, já não sabia ter esperanças". Acredito que os frutos oriundos destes casamentos dependam de nosso olhar. Nosso passado nos acrescenta, pois a saudade do que vivemos faz com que olhemos adiante com confiança. O amanhã nos dá esperança. É lá que está a tão almejada felicidade. E lá, no amanhã, que mora a sabedoria de quem viveu plenamente o hoje. Do casamento da Sra Esperança com o Sr Amanhã nascerão filhos saudáveis e fortes. Basta-nos fazer, hoje, a festa de celebração nupcial verdadeira com nós mesmos. Divirta-se!

Um comentário:

  1. Oi Ro,

    De um tempo para cá, resolvi que a recordação melancólica ou suave do que já foi ou do que perdi, deixava-me deprimida e pouco a vontade para realizar coisas importantes e sonhar sonhos para o futuro.
    No meu caso, o casamento do Sr. Passado com a Sra. Saudade, só serviu para gerar rebentos mal formados que me cercavam com seus olhinho mínimos e tortos e suas vozinhas esganiçadas assombrando-me, dizendo o que eu poderia ou deveria fazer. Um dia olhei-me no espelho de verdade e vi uma pessoa que só sabia viver no passado ou do passado. Então senti uma compulsão quase incontrolável por adotar os filhos perfeitos que a Sra. Esperança e o Sr. Amanhã iriam ter a partir de seu casamento meio combinado às pressas, levando-os a um destino inserto mas cheio das cores e dos cheiros primaveris.
    Quando abrirmos os olhos após uma simples piscadela, estaremos no futuro. Então, a vida será mais bela, os problemas serão mais previsíveis e de fácil solução, a vida será mais cor-de-rosa e o sol, com certeza, mais brilhante.
    Hoje espero amar-me mais do que a qualquer pessoa e, por isso, só posso esperar de mim a realização dos mais felizes presságios - que, por sinal, sempre serão feitos por mim mesma... rs
    Bjusss

    ResponderExcluir