quarta-feira, 18 de maio de 2011

É possível aprender a ser um escritor?

Iniciarei no VIDE LETRA (que emoção!) com uma questão que, sinceramente, não sei se há uma resposta, ou várias opiniões, ou nada disso. É possível que alguém aprenda a ser um escritor? Ou escritor é todo aquele que escreve alguma coisa sem se preocupar com fórmulas consagradas de escrita (obviamente tentando não cometer erros gramaticais)? Na literatura disponível, há livros que tentam explicar-nos o estilo dos cânones literários. Com uma dissertação gostosa de digerir, li dois deles: "Para Ler Como um Escritor" da americana Francine Prose"Como Funciona a Ficção", do inglês James Wood  (em minha opinião, o melhor dos dois). As duas obras têm a finalidade de mostrar-nos o que leigos leitores (e eu me incluo neste grupo) possivelmente não conseguem enxergar nos estilos dos grande escritores mundiais. Com citações de obras e trechos de livros famosos, estes autores "abrem" e "dissecam" cada palavra, cada parágrafo dessas obras, fazendo, desta maneira, que nossa leitura seja mais direcionada, mais certeira no entedimento. Eu, particularmente, gosto muito de livros com este teor. Isso me torna mais sensível na leitura de um texto. Porém, há controvérsias. Há opiniões que firmam que, quanto mais conhecimento nós temos, quanto mais nós aprendemos, nos tornamos menos de nós mesmos. Pode ser verdade. De qualquer maneira, os livros que citei são ótimos. Francine, por exemplo, divide sua obra muito bem, explicando as importâncias de uma palavra correta em uma frase, de uma frase bem colocada em um parágrafo e a de um parágrafo bem iniciado após o término de outro. E por ai vai. Mas vale a dica que, para escrever, não há de se ater à regras ou aos dogmas. Escreva. Segue a citação de Avicena (século XI D.C.): "Um homem não sente dificuldade em caminhar por uma tábua enquanto acredita que ela está apoiada no solo; mas ele vacila - e afinal despenca - ao se dar conta de que a tábua está suspensa sobre um abismo." Divirta-se!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!!! amei Ro! boa sorte e boas escritas... vou acompanhar sempre. Bj grande. BAtgirl.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rogério, tudo bem?
    Adorei seu Blog! Textos que nos fazem pensar...
    Quando li seu post sobre livros sobre a arte de escrever, me lembrei que na Espanha fiz um curso de escrita criativa e tive que fazer um trabalho sobre José Jiménez Lozano. Ele é um escritor muito gostoso de ler!
    Ele tem um livro sobre o narrador que se chama El Narrador y sus historias. Veja se encontra, senão posso tem emprestar se quiser.
    bjos
    Vera

    ResponderExcluir