sábado, 31 de dezembro de 2011

Faça como Aristóteles e defina o seu tempo, o seu movimento e a sua alma

Por conta de um comentário de uma querida amiga sobre o tempo, comentário este feito em uma rede social, lembrei-me de Aristóteles. Minha amiga, sempre muito refletiva, especialmente neste final de ano, postou algo sobre o tempo. Assim como ela, é natural que, em dezembro, façamos essas mesmas análises e reflexões. O que é o tempo? Para o filósofo Aristóteles, que estudou quando criança na escola dirigida por Platão, em Atenas, existiam algumas condições necessárias para se perceber o tempo. Segundo ele, para que o tempo exista, o mesmo deve se relacionar com o movimento e com a alma. Movimento seria Deus, o "motor" maior que impulsiona a vida e faz o tempo acontecer. A alma seria a responsável por fazer com que percebamos o tempo através de seus sentidos. Aristóteles afirma que todo movimento se dá em um determinado tempo que o define e que este tempo só poderá ser percebido através da alma. Sendo assim, apenas os humanos percebem o tempo, pois são os únicos seres vivos a possuirem uma alma. Sem entrar na discussão sobre se os animais também possuem alma (eu garanto que meu cachorro tem uma), minha proposta aqui, no Vide Letra, é pegar o gancho da minha querida amiga e de Aristóteles para propor uma reflexão. Uma pausa para pensar no tempo. O tempo que gastamos, que aprovetamos, que consumimos e, principalmente, o tempo de agora, o presente, que une o passado e o futuro. Nosso filósofo, em seu tratado sobre física, tentou definir o tempo. Acho que podemos tentar imitá-lo e definir o nosso próprio tempo, o tempo particular. Na linha de Aristóteles, teremos uma força maior do nosso lado (que pode ser Deus, se assim for melhor para você) que fará com que nosso movimento seja permitido e possível e que nos levará ao encontro das transformações necessárias para o nosso progresso. Este movimento será sentido por nossa alma e nos apresentará a nossa essência, essência que justificará nosso tempo terráqueo. Graças a minha amiga, refleti sobre o tempo. Graças à Aristóteles, pude pensar em nossos movimentos, sentidos por nossa alma e aproveitados pelo nosso tempo. Então, mova-se! Deixe que sua alma sinta suas atitudes e tenha um novo tempo fascinante. Feliz 2012, em seu devido tempo.

Um comentário:

  1. Vou lhe lançar uma proposta, meu sábio amigo: procure uma definição clara de tempo... Pegue-a e aplique-a ao tempo que já foi. Com o resultado, faça a "prova dos 9" e verifique se está correto em relação ao tempo que virá.
    Felizmente tenho alguns palpites nada comprovados, já que ainda não possuo a vidência de futuro que me daria muita fortuna (eu ganharia fácil o prêmio milionário da Mega Sena, já que acertaria os números)ou as conquistas que tanto anseio e que me fariam tão feliz. Estes palpites - não comprovados - são produtos de muito trabalho ainda por fazer, muita reflexão sobre os certos e errados que faremos, muitas letras escritas amadas ou odiadas e muita, muita troca de figurinhas com amigos que amo, como você.
    Feliz Tempo Novo! Feliz Vida Nova! Feliz Futuro Incerto!
    Bjusss

    ResponderExcluir